top of page

Contextualização Arquitetônica e Nacional

A arquitetura modernista de Ione, com suas características marcadas pela clareza nos espaços, leveza nas formas, movimento com as curvas inseridas nas obras (varandas, fachadas), a importância da ventilação nos espaços construídos e a utilização das cores e materiais como: Metal, concreto e vidro nas obras. São características do Modernismo Brasileiro, que buscou interagir com a realidade da região. Que se preocupou com a integração do edifício com o entorno e que incorporou referenciais locais às obras. Percebeu-se que há diferenças notáveis nos volumes, no uso de elementos construtivos e em tudo que permeia o ato da criação, mas também, a traços peculiares, marcas próprias dos arquitetos.  A residência do casal é um exemplo mais próximo do modernismo brasileiro, que teve referências do modernismo internacional que, por sua vez, foi adaptado ao regionalismo. 

 

Além dos valores estruturais e estéticos marcados pelas obras modernistas de Ione e outros arquitetos modernistas, faz-se necessário também, entender a relação das mesmas obras com o desenvolvimento político, econômico e social em seu período de atuação. Diante disso Gonçalves de Souza (2000, p.166) destaca que:

 

 A criação de um desenho de cobogó para resolver problemas  de ventilação e permeabilidade visual, no Edifício sede da Findes, que logo passou a ser utilizado em larga escala pela cidade e arredores, inclusive em outros projetos dos mesmos arquitetos, denotam claramente que eles se apropriam de maneira inteligente de suas boas influências.

 

Por ser profissionais seguros do que fazem, utilizaram o aprendizado com o uso de materiais como metal em obras como SESI de Vila Velha e Anexo da Fabrica de Chocolates Garoto, tudo muito bem estudado, até nos  detalhes de encaixes na obra. Apesar da utilização de materiais metálicos, os elementos de resolução de clima quente foram bem representados pelos Cobogós.  A flexibilidade de trabalhar com diversas situações, lhes abriu a oportunidade de criar um “shopping Center”.  Nele foi inserido todas as características citadas acima e como esperado, tiveram muito bons resultados com a criação de espaços ilusionários, espaços verdes, terraços, e recuos na implantação.

 

Modernistas que buscam sempre inovar, que enxergam vários caminhos diferentes para seguir não se alienando e se prendendo a formas únicas de se criar e solucionar problemas projetuais. Estão sempre dispostos ao novo e não têm receio em recorrer do passado cultural  das obras para inseri-las no presente no contexto em que lhe é inserido. No caso da arquitetura local capixaba que teve grandes ganhos com a presença desses grandes arquitetos modernistas.

Em âmbito nacional, a arquitetura moderna não muito diferente da arquitetura local capixaba, buscou acomodar as características sociocultural e climática locais através de soluções arquitetônicas como brise-soleil e o pilotis, que foram adaptados em uma larga escala para solucionar problemas de sombreamento.  Sempre com a preocupação com a  integração do entorno. 

@2023 by Samuel Glade | Landscape Architect | Proudly created with Wix.com

  • LinkedIn B&W
  • Facebook B&W
  • Google+ B&W
bottom of page