

Valores da Marroquim: Adequar a arquitetura ao clima local, preocupação formal com o entorno, abertura às novas tecnologias e a relação do homem com o espaço e com a natureza. (SOUZA, 2000, p.18)
De acordo com Souza (2000), a Arquiteta Ione Marroquim nasceu em 14 de maio de 1949 em Recife – PE. Ingressa em 1969 no curso de Arquitetura na Universidade Federal de Pernambuco.
Durante o período da faculdade viajou por várias cidades do Brasil, para conhecer e se familiarizar com a arquitetura e a histórias das mesmas.
Em 1971, Ione começa a trabalhar com Arquitetura de Interiores, com influência da arquiteta Janete Ferreira Costa, e permanece no ramo até a conclusão do curso de Arquitetura em 1973. ( SOUZA, 2000, p.171)
Segundo SOUZA (2000), Ione se muda para São Carlos em São Paulo no ano de 1974, onde inicia o mestrado na Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo. Porém em 1975, decide abandonar o curso de mestrado para viver novas experiências em Argel e seus desertos na Argélia junto de João Fernando, seu futuro esposo, e a equipe de Oscar Niemeyer.
Após essa experiência Ione trabalhou novamente em Recife e depois no Rio de Janeiro e em 1978 muda-se para Vitória no Espírito Santo junto ao seu marido João Fernando, casados desde 1977, onde começa a trabalhar no Escritório Técnico Administrativo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A partir daí, Ione participa de várias experiências no ramo do ensino na UFES e em paralelo faz projetos pelo escritório que tem com o marido João Fernando para construtoras e clientes particulares. ( SOUZA, 2000, p.172)
Atualmente, Ione é aposentada pela UFES e ainda trabalha em alguns projetos em seu escritório no Bairro Mata da Praia, Vitória – ES.